Artigos

Nada mais natural
05/10/2012 | Marcus Bessa | Assessoria do Cerimonial da Presidência do TJDFT

A culpa é sempre do Cerimonial. Nada mais natural. O cerimonialista que nunca ouviu isto que atire a primeira nominata. Estranho é encontrar um exemplo desta culpa constante em uma história infantil cujas origens vêm do século XVII. Trata-se de uma das versões do clássico conto de fadas “A Bela Adormecida”.

A narrativa começa com um evento: o batizado da princesa recém-nascida. Como todo evento, em sua fase de preparação foi feita uma lista de convidados. Então, ocorre de o Mestre de Cerimônias esquecer de incluir na lista uma autoridade, aliás, pior que isto, ele deixa de colocar o nome de uma fada que, revoltada com o esquecimento, vai ao batizado e lança uma maldição sobre a princesa. Resultado: o erro do cerimonialista faz com que a princesa e todo seu reino caiam em sono profundo por um século. São 100 anos de sono e solidão, até que o célebre príncipe encantado chegue, beije a moça e com ela são felizes para sempre.

Ou seja, muito antes dos norte americanos jogarem duas bombas atômicas no Japão, antes dos alemães invadirem a Polônia e até mesmo da Revolução Francesa guilhotinar seu Rei, a culpa já era do Cerimonial. Nada mais natural.
 

Próximos cursos

Nesse momento, não temos nenhum curso com inscrições abertas.

IBRADEP

Alameda São Carlos, 223 - Residencial IV - Alphaville
CEP 06542-040 - Santana de Parnaíba - SP
CNPJ 07.933.635/0001-90 | Inscrição Municipal 56.822 | SICAF 1321052
Tel. (11) 4153-6436
ibradep@ibradep.com.br | www.ibradep.com.br

Faça seu evento com o IBRADEP

Desenvolvido por Prodweb